Comprova-se o amor?

 

Querer comprovações de um amor é o mesmo que querer provar o improvável.  E para o amor precisa-se de provas?

Muitas vezes, as pessoas se colocam em posições de projeções nas relações, o que pode e deve ser saudável inicialmente, mas poucos sabem sair desses jogos de papéis e ficam presos nessas projeções levando as relações às crises e ao fracasso. E em seguida questionam-se: “Onde erramos?” “Por que o amor acabou?”

Na verdade o amor não se sustentou nas projeções, pois tem um tempo certo para largarmos esses papéis e sermos nós mesmos desprovidos de quaisquer máscaras.  Mas as pessoas habituam-se a serem um, e não três numa relação. Três? Isso... Eu, você e nós.  Não é simples ser simples como o amor.

Muitos casais seguem intencionalmente, sem destino, numa busca incansável pelo objeto de desejo que é a felicidade plena. Mas o que é a felicidade plena para você?

Sentir-se pleno é algo muito subjetivo. Talvez o outro nem alcance o que você verdadeiramente está desejando. Talvez o outro, nem mesmo, perceba esse seu desejo tão íntimo, tão seu, que você nem mesmo conseguiu expressá-lo.  Qual é o limite entre uma pessoa simples que ama, e uma mente simples que sofre? Talvez eu não saiba dizer esse limite real. Ou talvez, porque esse limite é único e abstrato, sentido por cada indivíduo de uma forma diferente. Amamos e sofremos de formas únicas.

O que mais importa mesmo não é a busca por esse objeto da felicidade, mas a percepção que você tem dele. A forma como enxergamos o outro muda completamente nossa forma de sentirmos e de valorizarmos o outro. Assim, a felicidade sua e a dois não é um fim, é um meio. Aproveite o processo de busca, e não espere pelo destino final. Pois, o processo já é a plenitude. Viva-o!!!


Por: Karina Simões

Siga-me no Twitter: @Psicronicidade 

Mulher: uma relação saudável com você mesma


De vez em quando bate à porta de toda mulher uma pergunta: Sou feliz em meus relacionamentos? Isto é mais que natural, afinal a vida é feita de questionamentos e provocações para que nos situemos se estamos indo bem ou se é possível viver melhor.

Num mundo de constante ebulição tudo está sempre em transformação, inclusive dentro de nós, e o que era bom ontem pode não ser bom hoje. As sensações, os conselhos e até os sentimentos se transformam dentro de cada um, a cada novo tempo. Mas, como responder à pergunta se o relacionamento está sendo bom? Só há um jeito de se descobrir: olhar para o coração e tentar refletir sobre o seu eu interior. Haverá sempre algo positivo e também algo difícil a ser vivido. Ademais, até em contos de fadas existem as noites da alma. Haverá motivos para o sorriso fácil em lembranças e expectativas e, também, razões para um lamento por tudo aquilo que não é como se desejaria que fosse. O coração não disfarça e se exibe em sensações perceptíveis. O olhar da mulher revela sua alegria, sua tristeza e, até “um tanto faz” indiferente, de quem pensa ter perdido o direito de ser feliz.

Relacionamento saudável para a mulher é aquele em que ela se sente altiva e capaz de escrever a sua própria história, entre risos e lágrimas, com olhar nela e também em quem é alvo de seu amor, mas sem nunca desistir de sua capacidade de transformar-se até para poder transformar quem está por perto. Todo ser necessita crescer e o conceito do “ser saudável” é aquele que nos leva ao crescimento, independentemente da estação da alma: no calor de uma paixão, na frieza de um “não mais”, nas perdas do que já passou ou no florir de um renovado ou novo amor. O fundamental é que, em tudo, haja vida, haja crescimento e seja compreendido como importante pelo fruto do amor que foi vivido e até pelo aprendizado que gerou.

Relacionamento saudável é aquele que nos faz crescer como mulher, no riso de dias claros ou nas lágrimas de noites sem lua, mas sem nunca deixar de nos levar a um novo amanhecer para, mais uma vez, nos dar uma razão para sorrir. Amando-se de verdade!!!


Por: Karina Simões

Siga-me no Twitter: @Psicronicidade

Entrevista com Karina Simões

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, Linda Carvalho conversou com a psicóloga e especialista em sexualidade humana, Karina Simões. Falamos sobre as mudanças na sexualidade feminina e ainda como melhorar a vida a dois.

Agendar Consulta Fale conosco agora